Avenida Pirarucu é inaugurada em Barueri com Tarcísio, Beto Piteri e Furlan
Nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba foi entregue com presença do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito Beto Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan e de diversas autoridades da região
Por Redação, 26 de junho de 2026, às 12h47
A Avenida Pirarucu, novo acesso viário entre Barueri e Carapicuíba, foi inaugurada na quinta-feira, 25 de junho, em uma cerimônia que reuniu importantes autoridades municipais, estaduais e lideranças políticas da região Oeste da Grande São Paulo. A entrega contou com a presença do prefeito de Barueri, Beto Piteri, da vice-prefeita Dra. Cláudia Marques, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito de Carapicuíba, José Roberto, e do ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan.
Também participaram da inauguração prefeitos, vereadores, deputados, secretários municipais, representantes do Governo do Estado e lideranças locais. A presença de diferentes autoridades reforçou o peso regional da obra, considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana entre Barueri e Carapicuíba.
A nova avenida cria uma ligação direta entre a Avenida Pirarucu, na região da Aldeia, em Barueri, e a Rua Miguel Barbar, em Carapicuíba. A intervenção amplia as alternativas de deslocamento para motoristas que circulam diariamente entre os dois municípios e deve reduzir o tempo de trajeto em uma área marcada por grande fluxo de veículos.
Durante a cerimônia, o prefeito Beto Piteri destacou que a obra é importante não apenas para Barueri, mas para toda a região. Segundo ele, a nova ligação viária atende uma demanda da população e melhora a circulação entre cidades vizinhas.
“Esta obra está beneficiando a cidade de Barueri, está beneficiando a cidade de Carapicuíba e, principalmente, beneficiando a população, que vai ser atendida com mais mobilidade e mais segurança”, afirmou Beto Piteri.
O prefeito também ressaltou que o novo acesso deve contribuir para diminuir o tempo de deslocamento, principalmente por oferecer uma alternativa aos trajetos que dependiam de cruzamentos semafóricos e vias mais congestionadas.
“Agora, nossa mobilidade vai estar cada dia melhor”, disse Piteri.
A cerimônia também contou com a presença do ex-prefeito Rubens Furlan, liderança histórica de Barueri e responsável por iniciar o projeto durante sua gestão. Durante o evento, Beto Piteri fez questão de destacar que a Avenida Pirarucu é resultado de um trabalho que começou anteriormente e que teve continuidade até a entrega oficial à população.
A presença de Furlan teve peso político e simbólico, já que a obra foi tratada como parte de um processo de continuidade administrativa em Barueri. O ex-prefeito acompanhou a inauguração ao lado de Beto Piteri, da vice-prefeita Dra. Cláudia, do governador Tarcísio de Freitas e das demais autoridades presentes.

Ao mencionar o início do projeto na gestão anterior, Piteri reforçou que a entrega da Avenida Pirarucu representa uma obra de planejamento urbano que atravessou gestões e chegou à população como uma melhoria concreta de mobilidade.
O governador Tarcísio de Freitas participou da inauguração ao lado dos prefeitos de Barueri e Carapicuíba. A presença do governador reforçou a parceria entre o Governo do Estado e os municípios para viabilizar obras de infraestrutura urbana e mobilidade regional.
A Avenida Pirarucu foi apresentada como uma intervenção importante para melhorar a integração entre Barueri e Carapicuíba. Por se tratar de uma ligação entre duas cidades com forte circulação diária de moradores, trabalhadores, estudantes e prestadores de serviços, a obra tem impacto direto na rotina da população.
Além de Tarcísio, Beto Piteri, Dra. Cláudia, Rubens Furlan e José Roberto, a solenidade reuniu diversas autoridades locais e regionais. Prefeitos de cidades vizinhas, vereadores, deputados e representantes públicos acompanharam a entrega, demonstrando a relevância da obra para além dos limites municipais de Barueri.
Beto Piteri pede apoio para piscinão no Jardim Maria Helena
Durante a agenda em Barueri, Beto Piteri também aproveitou a presença do governador Tarcísio de Freitas para pedir apoio do Governo do Estado à construção de um piscinão na região do Jardim Maria Helena.
A proposta integra uma discussão regional envolvendo Barueri, Carapicuíba e Jandira para ampliar as ações de combate às enchentes no Vale do Rio Cotia. A região sofre historicamente com pontos de alagamento em períodos de chuva forte, e a construção de um novo reservatório é apontada como uma medida importante para reduzir riscos e proteger moradores.
O governador afirmou que o Governo de São Paulo irá analisar a proposta apresentada pelos municípios. Segundo Tarcísio, a equipe técnica do Estado deverá avaliar a viabilidade do projeto para buscar uma solução estruturante.
“Nossa equipe técnica vai analisar esse projeto. Vamos trabalhar para tirar essa obra do papel e trazer mais segurança hídrica para a população”, afirmou o governador.
O pedido de Beto Piteri amplia o alcance da agenda realizada em Barueri. Além da entrega de uma obra de mobilidade, o evento também colocou em pauta a necessidade de novos investimentos em drenagem urbana e prevenção de enchentes.
Com a inauguração da Avenida Pirarucu, Barueri passa a contar com uma nova alternativa viária em uma região importante da cidade. A ligação com Carapicuíba deve facilitar o deslocamento de motoristas, melhorar o acesso entre bairros próximos à divisa e reduzir a pressão sobre rotas já utilizadas diariamente.
A obra também fortalece a integração entre os municípios da região Oeste da Grande São Paulo. Barueri e Carapicuíba têm relação direta em transporte, comércio, serviços e circulação de moradores. Por isso, melhorias viárias nessa divisa produzem impacto prático na rotina de milhares de pessoas.
A entrega da Avenida Pirarucu foi marcada pela presença de autoridades de diferentes esferas, incluindo o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Beto Piteri, a vice-prefeita Dra. Cláudia Marques, o ex-prefeito Rubens Furlan, o prefeito José Roberto e lideranças políticas da região.
Para a Prefeitura de Barueri, a nova via representa mais um avanço na mobilidade urbana. Para os moradores, a expectativa é de um caminho mais rápido, seguro e eficiente entre Barueri e Carapicuíba.


























Publicar comentário