×

Sexta-feira de ilusão para Gil Arantes e sua Candidata Simone da Matta

Sexta-feira de ilusão para Gil Arantes e sua Candidata Simone da Matta

Pré-candidata a vereadora Simone da Matta atrai apenas 89 pessoas, enquanto aliados menos expressivos de Beto Piteri mobilizam o triplo do público em seus eventos

No mundo político, é crucial entender onde se está posicionado em relação aos concorrentes. Imagine uma criança que, após uma prova, celebra tirar nota 3, por ter sido o dobro do amigo ao lado que tirou 1, sem perceber que, na mesma prova, na escola vizinha, os alunos tiraram notas 7 ou 10. Essa analogia ilustra bem a situação vivida por Gil Arantes e sua pré-candidata a vereadora, Simone da Matta, na noite de sexta-feira, dia 21.

Simone da Matta, muito querida por Gil Arantes, reuniu cerca de 89 pessoas em uma reunião de amigos no Diretório do partido União. Com um sorriso de triunfo e um ar de missão cumprida, a ingênua pré-candidata compartilhou nas redes sociais o “sucesso” do evento, destacando o apoio de quase 90 pessoas (o que é baixo para uma sexta-feira, dia com maior facilidade de mobilização) como um sinal de força. O que Simone não compreendeu é que, no cenário político, esse número é alarmantemente baixo.

Enquanto Simone se orgulhava de seu encontro, o cenário era bem diferente para os adversários. Beto Piteri, adversário de Gil Arantes e também pré-candidato a prefeito, conseguiu reunir entre 500 a 1000 pessoas em seus eventos. Os vereadores eleitos que são apoiados por Beto Piteri, demonstraram uma capacidade de mobilização muito superior.

Na mesma noite de sexta-feira, um evento organizado pelo Professor Carlinhos, um pré-candidato a vereador de nível mediano, mas do time de Beto Piteri e Rubens Furlan, reuniu mais de 250 pessoas. Esse número, bem superior ao de Simone, reflete a verdadeira diferença na capacidade de atração entre os dois grupos.

Grande parte dos candidatos de Gil Arantes parecem entusiasmados com os resultados de seus eventos, o que demonstra uma falta de treinamento político adequado para entender onde realmente estão na “fila”. Candidatos não muito expressivos de Beto Piteri conseguem reunir mais de 200 pessoas com facilidade, enquanto a grande maioria do grupo de Arantes luta para reunir 50 ou 100 pessoas, um número baixíssimo para quem almeja uma cadeira na Câmara.

O time de edição de Arantes tenta mascarar o resultado, passando rápido o vídeo ou espremendo apoiadores em um corredor longo, para dar a impressão de uma grande adesão. Porém, uma análise mais detalhada revela que os resultados são fracos em relação às expectativas políticas. Por exemplo, a pré-candidata Lívia Bispo conseguiu trazer apenas 23 pessoas para seu encontro. Nesse contexto, Simone da Matta, com suas 89 pessoas, parece forte, mas na realidade, está longe de ser competitiva.

A capacidade de mobilização do grupo de Beto Piteri é claramente superior, enquanto o grupo de Arantes enfrenta dificuldades significativas. A “batalha dos amigos” mostra-se desfavorável para Gil Arantes e seus candidatos, que precisam urgentemente rever suas estratégias se quiserem ter alguma chance nas próximas eleições.

É fácil obter bons resultados entre os fracos, mas a verdadeira vitória estará sempre entre aqueles que estão mais preparados e que se esforçam mais. No final das contas, vencerão as batalhas aqueles que se dedicarem mais e demonstrarem maior capacidade de mobilização e liderança.

Publicar comentário